(51) 3331-5753

sercrianca@sercrianca.net

BLOG Login

ARTIGOS

03
MAI 2020

DICAS PARA AS FAMÍLIAS EM ISOLAMENTO

      Considerando a situação que estamos vivendo, gostaria de colaborar com algumas dicas para os próximos dias das nossas crianças, bem como dos nossos pais, aumentando assim, ainda mais a sensação de apoio e companheirismo entre família e escola.

1- Criem um grupo virtual entre pais e mães para compartilhar experiências e brincadeiras entre as crianças e as famílias. No grupo pode-se trocar dicas de receitas, filmes, atividades, entre outras coisas. É importante continuar com esses laços mesmo que virtual, pois, acalma a mente e o coração. As mães podem fazer um “chá da tarde”, ou até mesmo tomar um drink à noitinha. Entre as crianças, pode-se fazer brincadeiras em grupo com a ideia de criar interação, como construir cada um à sua cabaninha, ou até mesmo jogos de competição, entre outros.

2- As crianças nessa situação mostram-se agitadas e ansiosas, então acho muito legal vocês fazerem alguns exercícios acompanhados de músicas bem gostosas, poderia ser até aquelas que fizeram parte da infância de vocês (pais). O exercício físico libera endorfina que ajuda na estabilização de diversas emoções negativas como o estresse causado pelo isolamento.

3- Outra ideia legal é criar alguns projetos e planos para o fim do isolamento. Criem um potinho dos DESEJOS com tudo que vocês gostariam de fazer quando tudo isso acabar, como por exemplo: visitar os parentes, voltar para a escola, viajar, ir a pracinha etc.. Esses desejos as crianças podem desenhar, ou os pais podem escrever.

4- Todos já estão com saudades dos avós, primos amigos entre outros, então sugiro que vocês façam desenhos, ou presentes artesanais para entregar a eles no final dessa quarentena.

5- Não se culpe por aqueles momentos em que vocês não têm vontade de fazer nenhuma atividade física, leitura ou uma brincadeira com seu filho. Deitar na cama ou no sofá observando seu filho amado já é maravilhoso e muito gratificante.

6- As crianças maiores também podem brincar sozinhas, algumas vezes elas precisam destes momentos. O importante é oferecer brinquedos que não exijam a companhia de vocês, como quebra cabeça, lego, desenhos de colorir, desenhar, entre outros.

 

Gislaine Zamberlan

Coordenadora Pedagógica Ser Criança

Envie seu comentário